quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sex and the city!!!


Para tudo.
Parem todos.
Vocês não sabem o que ouvi hoje.
Algo mais que chocante.
Desafiador.
Ouvi que o seriado "SEX AND THE CITY" foi um marco negativo na tentativa das mulheres se mostrarem independentes.
Isso mesmo.
Quatro homens conversavam abertamente sobre o assunto e eu, na mesa ao lado, ouvia tudo claramente.
O idioma em questão soava como vinho aos meus ouvidos.
Uma beleza.
Eles alegavam que os temas abordados deixavam as personagens vulgares e neuróticas.
Consideravam as quatro figuras, meras "patricinhas" fofoqueiras.
Emocionalmente perdidas, em busca de sexo, futilidades e bagunça.
A minha reação na hora foi fingir que não era comigo.
Mas no fundo, era.
Comprei os 5 episódios e assisti  todas as cenas em 1 única semana.
Lembro que devorava os dvds com olhos ávidos na tela da TV.
Parei pra refletir sobre as colocações dos rapagões e tentei, por um instante, buscar o meio termo.
Será que eles estavam com a razão?
De certa forma, o seriado, narra, sim, de maneira bem clichê a vida de 4 mulheres de personalidades distintas que, emocionalmente, não têm grande estabilidade.
Tudo isso atrelado a um universo masculino onde os homens parecem meio perdidos.
Só podia resultar nisso: histórias que beiram a realidade com grande pitada de humor e irreverência.
Aliás que graça têm comentar relações entre homens e mulheres se não por um dos lados da questão?
Foi aí que bateu a contradição na minha cabeça.
Será que estamos nos enxergando como mulheres emancipadas, enquanto eles estão nos achando permissivas demais e de valores baratos?
A verdade é que para nós, muita coisa mudou.
Mas para eles, mudou para pior.
Foi então que tomei conta do que estava acontecendo.
Sobre o que aqueles quatro engravatados discutiam mesmo?
Homens e o universo feminino.
E sobre o quê o seriado aborda?
Mulheres e o universo masculino.
Ai, ai.
Todos em busca do mesmo denominador comum: Como ser feliz com o sexo oposto, ou com o mesmo sexo?
Pedi minha conta e chamei um táxi sem gritos, nem roupas escandalosas.
Afinal, esse exagero só vai bem na ficção.
Fico por aqui.
Beijinhos e um MR BIG beijo pra vocês
Syl

8 comentários:

  1. I am woman hear me roar!

    http://www.youtube.com/watch?v=ZBkoJLclZkk

    A fave scene from SATC...wish I was listening in on the conversation too!
    Another beijinho for Mr. BIG :)

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente ? Eu concordo totalmente com os moços :) As personagens do SATC são totalmente doidas. Se eu fosse homem não gostaria de namorar nenhuma delas. AMO o seriado, mas não queria ser nenhuma delas.

    Mas na boa ? Essa é a graça da série. Mostrar como homens e mulheres são diferentes. Como muitas vezes as mulheres criam dramas intensos por nada. E como por muitas vezes os homens são totalmente insensíveis aos dramas femininos.

    Sex and the City foi uma grande faculdade pra mim em relacionamentos. Afinal toda mulher adora um drama, toda mulher quer ser o personagem principal de uma novela ou de um seriado. Mas a vida real é outra coisa.

    Qual de nós usaria as roupas da Carrie (principalmente as do segundo filme) no dia a dia ? Eu não usaria ..... isso eu posso garantir.

    PS: eu queria muito saber em que restaurante em Paris a Carrie ia jantar com aquele vestido das 1001 camadas.

    ResponderExcluir
  3. Acho q a série aborda exatamente isto: as diferenças entre o universo feminino e o masculino (ambos com suas peculiaridades positivas e negativas) e a dificuldade q cada um desses universos tem em conviver com essas desigualdades.
    Mto interessante tbem, como é mostrada a posssibilidade de uma amizade real e duradoura entre pessoas (no caso 4 mulheres)com personalidades e hábitos totalmente distintos,onde não existe preconceito ou qualquer tipo de discriminação, mto pelo contrário, a solidariedade, o carinho e conforto emocional estão sempre presentes, qdo necessários.
    E no q diz respeito às futilidades e exageros no guarda-roupa e comportamentos das personagens, é tudo como se diz " para dourar a pílula" e vender o produto.

    ResponderExcluir
  4. eu amo SITC mas somente pra pura diversão, sem levar a serio. pq realmente é muuuuuuito exagerado rsrssr bjbj da Telma

    ResponderExcluir
  5. Sylvinha minha Tieta norueguesa,que mora no meu heart! Que saudade de vc!! Me mande noticias de suas andanças. Vc sabe quem é! Quando vamos fazer aquela "bagunçinha"? Bjs cariocas!

    ResponderExcluir
  6. Syl, por onde andas???? Bjs Marjorie

    ResponderExcluir
  7. Mto bom! Vc tem vocação verdadeira para a crônica! Saiu pela tangente com maestria enquantodiscutiu um assunto de aparência fácil, mas árduo.

    Seguindo vc.

    Me visite http://doleredolar.blogspot.com/
    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Nunca assisti a este seriado/filme, mas deu pra sentir o drama e vontade de assistir! Os homens devem estar sentindo-se ameacados, confusos, perdidos, com tantas mudancas comportamentais no universo feminino! Ate eu estou meio perdida! Vejo pelos comentarios da minha filha adolescente, como tudo hoje em dia esta diferente! E claro, para acrescentar, tem tambem as diferencas culturais, diariamente presentes em nossas vidas aqui nos Estados Unidos. O resultado eh a reciclagem constante de ideias, opinioes, enfim, tudo eh aprendizagem. Valeu Syl :)

    ResponderExcluir