quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Olha o trem aí, gente...



Viciei, gente.
V-I-C-I-E-I.
Pronto, falei.
Agora tudo que acontece quero contar pra vocês.
Não sei se sabem, mas eu adoro andar de metrô. Talvez porque além de não ter paciência, não gosto de dirigir.
No Rio, então, se deixar, fico sentadinha horas no vagão. Eu e Marcella, minha amiga linda. Mas só se formos sentada. Em pé, vamos igual a duas velhinhas cri-cris.
Pois então, cheguei em NY e tratei de comprar logo o PASS UNLIMITED. Uso o metrô quanto quiser por mês e pago só $89 dólares. Mas comprei na felicidade. Crente que o metrô da cidade mais cosmopolita do mundo era o máximo.
Já no primeiro dia fui super bem recebida. Um tenebroso e gigantesco rato cinza me aguardava no meio da escada enquanto eu apressada virava os olhinhos pensando em desmaiar.
Pânico.
Mas mesmo não sendo exemplo de limpeza é um transporte que funciona.
Porém o que a gente vivencia lá dentro são situações absolutamente únicas.
Um mundo de escadas para subir e para descer sempre te aguarda testando seu fôlego e humor diariamente.
Na espera entre um trem e outro você encontra crianças, jovens, senhores, senhorinhas, empresários, hippies, office boys, turistas e .....eu.
Hoje por exemplo, indo resolver problemas burocráticos peguei um metrô na Fullton street até a 34th que leva uns 20 minutos, aproximadamente sete estações de distância.
Ao meu lado em pé, uma jovem senhora de 43 anos, de Boston estava em NY a passeio, visitando uma prima com seus 5 filhos.
Exatamente CINCO filhos.
Claro que sei disso tudo porque perguntei. 
Tirei até foto.
Todos dentro do metrô. 
Quase um time de futebol de salão.
As crianças inquietas, correndo, pulando, sorrindo e a mãe na mais pura calma de Deus ainda levava no carrinho o mais novinho de 6 meses que roncava num sono absurdamente delicioso.
Não parece loucura isso?
Imaginam algo assim no Brasil?
Na Bahia, impossível. 
Metrô virou chacota.
Depois entraram dois menininhos vendendo doces.
No caso daqui M&M.
Pararm diante dos passageiros e começaram o discursso com a voz bem infantil e aguda, em inglês, claro:
"Ladies and gentlemans, eu podia estar na rua, mas quero estudar.
Para isso preciso ajudar minha família com dinheiro.
Comprem essas balas para que eu possa voltar pra escola"
Me senti em casa.
Então, o mundo termina ou não sendo igual no final das contas?
A vida é assim e vamos aprendendo a viver observando os outros e suas superações.
E você, se nunca andou de metrô, tente um dia, vai adorar.
I'm sure!!!!
Fico por aqui.
Beijocas e nos vemos na próxima parada
Syl

2 comentários:

  1. Nunca tinha visto ratos no metro de NYC, ate dessa vez que fui agora em Setembro.
    Acho que era pelo fato de so ter pego o metro em rush hour.
    Dessa vez, voltando de um bar, bem tarde da noite, metro vazio, 1 trem a cada 30 minutos, tudo mudou.
    Depois que vc percebe o primeiro Mickey nos trilhos, vc vai percebendo a Minnie e todos os seus amiguinhos.
    Em menos de 5 minutos, vc perde a conta de tantos ratos passando com a maior calma do mundo em sua frente!!! Eh uma experiencia unica!!! :) :)

    ResponderExcluir
  2. Mind the gap.

    Essa é a minha mais nova frase na vida :)

    ResponderExcluir