terça-feira, 2 de novembro de 2010

O negócio é atravessar a rua olhando pros lados sem deixar de sorrir!!!!!

Muita gente me pergunta porque só comecei a escrever o blog no sexagésimo dia em que cheguei em NY.
Primeiro, porque fui muito resistente a idéia de expor minhas experiências nessa cidade absolutamente ..... sem palavras.
Tudo foi tão intenso que nem parar e sentar para colocar num papel eu tinha coragem.
NY te paralisa.
Falo sobre quem decide morar aqui.
Pois, se quando a gente vem a passeio, a experiência entorpece, imagine acordar e dormir durante dias e dias seguidos nesse solo.
Absurdamente, inacreditável.
A primeira e grande lição que NY me fez aprender, foi que, se você não tem estrutura emocional para estar aqui, nem venha.
Se não tiver calma, amor próprio, confiança, segurança e coragem nos trinques, desista.
Não pense em vir, se você não estiver 100%.
Tem que existir um plano B de qualquer forma.
Porque um tropeço, te derruba.
E tropeçando, vai ser difícil levantar logo, porque a tourada vem atrás.
Vem soltando fumaça.
Sem poupar quem vem pela frente.
Nova York não pára pra você.
Ela não quer saber quem é você.
Ela não se importa se você não teve um bom dia.
Problema único e exclusivamente seu.
Nova York não sorri pra você.
Você aqui é quem deve, TODO DIA sorrir pra você mesma (o) e agradecer pela oportunidade.
Nova York se interessa pelo que você quer fazer aqui.
Pra que então ela possa te encaixar nas regras.
E as regras aqui são muitas.
A primeira delas.
Somos para os americanos, um número.
Um número com foto.
Seja identidade, carteira de motorista ou passaporte.
Como estamos no país deles, o único documento que nos represnta é o passaporte.
Portanto, primeira dica:
Nunca, jamais, sob hipótese alguma ande com seu passaporte em mãos, na bolsa, mochila ou bolso.
Deixe-o guardado em lugar seguro.
Trate de fazer uma cópia colorida e plastificar.
Tenha esta cópia SEMPRE em mãos.
Segundo, faça um seguro saúde emergencial, DE QUALQUER FORMA.
Saúde aqui não é brincadeira.
E, mais, se puder dar um "up grade" no seu plano de saúde para que lhe atenda internacionalmente, vale muuuuuito a pena.
Um dedinho quebrado, pode lhe custar meses de viagem planejada.
Vai por mim.
Outra dica, traga dois, se possível três cartões de créditos, mas antes, não esqueça de comunicar a administradora dos cartões o período em que estará viajando.
Assim, você não corre o risco de bloquearem sua compra.
E jamais saia pra rua com os três cartões juntos.
Esse foi meu primeiro e grande erro.
Numa festa, meteram a mão na minha bolsa e roubaram meus dois únicos cartões.
Só dei por falta no outro dia.
Foi um desespero, véspera de alugar o apartamento definitivo.
Precisando sacar dinheiro.
Chorei como criança.
Quis morrer.
Minha sorte foi a proprietária aceitou metade do dinheiro que eu tinha guardado e uma vizinha amada, chamada MARINA, me recebeu em sua casa até as coisas se acalmarem.
Liguei para central de cartões e solicitei um cartão provisório com urgência e um saque emergencial também.
O cartão chegou no tempo certo. 
Em 48 horas estava em minhas mãos.
E sobre o saque, fui até o WESTERN UNION, e o Mastercard liberou o saque de acordo com limite.
Bom, caso resolvido e lágrimas enxutas.
Mas pra quem está longe do seu país é aterrorizante passar por esses probleminhas.
Problemas que poderiam ter sido evitados se eu tivesse sido mais atenta,
Então a mensagem que deixo é esta: atenção, disciplina, confiança e se for pra chorar....chora depois de resolver os problemas e de preferência em casa.
Muito beijos
Syl

5 comentários:

  1. Muito bom Sylvinha! Delícia ler suas aventuras. E mais uma vez, boa sorte...
    Beijo,
    Mari.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari:
    Que bom te ter por aqui.
    Meus dias estão quase chegando a fim e quase não consigo dormir com tantas idéias.
    No fundo acho que tenho o dever de passar essas experiências para aqueles que estão por vir, pois aqui nnao é tão conto de fadas como pintam.
    Mas ao mesmo tempo é encantadora a cidade se estamos preparados para o que ela tem pra oferecer, entende?
    Acho que o segredo, de tudo na vida, é não criar expectativas.
    Assim, tudo flui.
    Continue lendo e participando.
    E o livro, leu?
    Eu, se fosse vc, leria, viu?
    Mil beijinhos em vc e em toda família.
    Syl

    ResponderExcluir
  3. Olá Syl,
    Conheci o seu seu blog através de uma recomendação do Blog da Pri de Salvador. Li todas as histórias e aproveito pra fazer de conta que estou por aí também. Morei em Washington por 3 anos com minha família e a gente ia a NYC com frequência. Estive aí pela ultima vez em agosto deste ano para a NY International Gift Fair que foi muito legal. Me diga uma coisa, você poderia nos dar uma idéia de preço de aluguel por aí, como você achou seu ap? Foi através da escola?
    Abraços e tudo de bom.
    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Oi querida:
    Claro que posso te ajudar.
    Que bom que esta lendo as historias.
    Manda-me seu endereço de e-mail ou do face que nos comunicamos melhor por mensagem.
    No mais, continue acessando o blog e dando sugestões de matérias.
    Muitos beijos
    Com carinho
    Syl

    ResponderExcluir
  5. Sempre amando ler suas histórias deliciosas!!!

    ResponderExcluir